DestaquesEventos

Dália inaugura queijaria capaz de produzir até 18 toneladas por dia

As operações iniciaram em 4 de julho, com o processamento diário de 125 mil litros de leite. Investimento supera os R$ 14 milhões

A Dália Alimentos ampliou o seu portfólio de produtos e iniciarão no dia 4 de julho a produção própria de cinco tipos de queijos. As operações estão localizados na unidade localizada no bairro Aimoré, que havia cessado o envase de leite em outubro de 2020. A estimativa é atingir a fabricação diária de até 18 toneladas.

O investimento no projeto totaliza R$ 14 milhões. A montagem e instalação dos equipamentos automatizados iniciou em março do ano passado. A inauguração da nova planta ocorreu na tarde de quarta-feira, 8, e contou com a presença do prefeito Danilo Bruxel, secretários, conselheiros, diretores da cooperativa e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.

Edson Brum

No bairro Aimoré, serão produzidas 22 embalagens para diversos tamanhos e formatos de queijos nas variedades mussarela, prato, provolone, coalho e colonial. As peças variam de 150 gramas até 4 quilos. Além disso, serão comercializados para outras fábricas subprodutos como o soro concentrado, creme de soro e retalhos que sobram da central de fatiados.

Ao todo, 71 profissionais irão trabalhar nas novas instalações. A indústria deve processar cerca de 125 mil litros ao dia.

A produção de queijos não é novidade na Dália

A fabricação iniciou em 1970 em uma pequena indústria em Charqueada, distrito de Putinga e nos anos 90, em Arroio do Meio. O presidente executivo da cooperativa, Carlos Alberto Figueiredo Freitas, destaca que o investimento valoriza a cadeia leiteira, os pequenos produtores e traz mais desenvolvimento para a região.

O comportamento econômico do setor leiteiro justifica o investimento e possibilita à cooperativa diferentes formas de transformar a matéria-prima. “Há momentos que o leite UHT é mais rentável e outros não. Dessa forma podemos transferir a produção para o leite em pó, nata e agora o queijo”, explica Freitas.

Gilberto Piccinini, Presidente do Conselho de administração da Dália Alimentos
Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, presidente Executivo da Dália

 

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!