Destaques

EGR anuncia construção da primeira rampa de escape do Rio Grande do Sul na ERS-129

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) confirmou nesta quarta-feira, 16 de julho, que vai implantar a primeira rampa de escape do Rio Grande do Sul. A estrutura será instalada no km 88 da ERS-129, entre Muçum e Vespasiano Corrêa, em trecho totalmente reconstruído após os deslizamentos de maio de 2024.

A rampa será construída no sentido Vespasiano Corrêa–Muçum e terá 700 metros de extensão. Para viabilizar a obra, a terceira faixa existente será removida no segmento específico. O edital deve ser publicado ainda neste mês e a conclusão está prevista para o segundo semestre deste ano.

As rampas de escape são dispositivos de segurança voltados principalmente a veículos pesados, como caminhões, que perdem o controle em trechos de descida. O material especial (cascalho ou areia) desacelera e imobiliza o veículo, evitando acidentes graves.

“A construção da primeira rampa de escape do Estado é um marco na prevenção de acidentes nas rodovias gaúchas. Nosso compromisso é antecipar soluções e salvar vidas”, destacou o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella.

O diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, também ressaltou o avanço:

“A entrega da primeira rampa de escape do estado representa um avanço real na segurança viária, com soluções inovadoras para salvar vidas”.

A iniciativa foi definida após reunião entre a EGR, o Ministério Público e prefeitos da região, realocando valores originalmente destinados à compensação de prazos da nova ponte da ERS-130 sobre o Rio Forqueta para esta obra de alto impacto positivo na segurança viária.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!