A gente informa hoje para você decidir o amanhã
DestaquesPlural

Elas ‘quarentaram’ juntas e brindam uma história de amizade e cumplicidade

No Dia da Amizade, comemorado neste sábado (20), o grupo de amigas Renata Casaril, Júlia Wolf, Gabriela Bergamaschi e Claudia Tramontini contam suas histórias de amizade e irmandade. Juntas há quase 30 anos, essas quatro mulheres não apenas compartilham memórias, risadas e desafios, mas também uma profunda cumplicidade que resistiu ao teste do tempo.

Elas se conheceram aos 11 anos, na pré-adolescência, quando estudavam na mesma escola. Agora, aos 40 anos, com famílias e carreiras estabelecidas, continuam a caminhar juntas pela jornada da vida. “Eu e Claudia nos conhecemos nos anos de 1990/1991, e em 1994/1995, Gabi e Renata se juntaram a nós”, conta Júlia. “Desde então, formamos este quarteto que as pessoas conhecem. Amizade de uma vida inteira juntas.”

No curso da vida adulta, é comum que os caminhos de amigos de longa data se separem, levando cada um a seguir seu próprio rumo. No entanto, a tradição de se encontrarem aos sábados à tarde resistiu ao teste do tempo. “Agora, se não nos reunimos no sábado, nos encontramos na quarta, na quinta… Preservamos esses momentos que se tornam mais importantes a cada ano”, compartilha Claudia. Além dos encontros regulares, o grupo faz questão de incluir suas famílias sempre que possível.

A amizade entre elas acabou aproximando também os maridos. “Antes, eles se conheciam, mas não tinham uma amizade próxima, mas acabaram se tornando amigos”, conta Gabriela. “Todos têm essa amizade por causa de nós quatro. Além disso, nossos filhos são próximos; uma é madrinha do filho da outra. Cultivamos essa relação entre os filhos desde cedo, enfatizando a importância do respeito mútuo, já que são próximos em idade”, ressalta Claudia.

Além dos momentos familiares, a amizade influenciou decisivamente suas escolhas de vida, desde carreiras até relacionamentos. “Somos muito diferentes, mas complementares. Sempre nos ouvimos e apoiamos nas decisões ao longo da vida”, explica Júlia.

Em um grupo, é comum que alguma amiga possa se sentir distante em algum momento. Entretanto, segundo elas, isso não acontece. “Nossa amizade sempre foi muito clara. Não há mal-entendidos nem brigas ao longo desses anos. Sempre fomos muito sinceras uma com a outra. Acredito que nos conhecemos muito bem. Cada uma sabe o que pode oferecer”, comenta Renata.

Gabriela foi a primeira do quarteto a viver a fase da maternidade, e isso foi um divisor de águas na vida do grupo. “Quando Gabi, na maternidade, recebeu o Vitor para amamentar, estávamos todas lá”, lembra Júlia. Gabriela conta que perguntou o que faria a partir de então, já que a criança chorava, e o enfermeiro respondeu: ‘infelizmente ele não veio com manual de instruções’. Júlia também destaca que a experiência de ter filhos próximos no tempo fortaleceu ainda mais os laços entre elas. Hoje, são oito crianças: Vitor, Vicente, Pedro, Maisa, Anita, Leonel, Francisco e Gabriel.

Em abril, o grupo se reuniu com família e amigas para comemorarem os seus 40 anos, e também a amizade delas. “Nós não fazíamos questão nenhuma de esconder nossa idade! Queríamos celebrar, exaltar e principalmente agradecer por tudo que a gente já tinha vivido! E muito mais que celebrar nossos 40 anos de vida, estávamos celebrando nossos longos anos de amizade”, afirma Renata. Neste final de semana elas estão em Gramado, onde celebram juntas o Dia Internacional da Amizade.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!