Destaques

Empresa de Roca Sales recebe notificação da Fepam para realocação de Estação de Tratamento de Efluentes

Siga o FV no Instagram

A CBR Indústria e Comércio de Couros foi notificada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para apresentar, em até 90 dias, uma proposta com um cronograma para a realocação de sua Estação de Tratamento de Efluentes para uma área mais elevada e protegida contra inundações.

Segundo a Fepam, a estação da empresa foi afetada por três enchentes recentes, o que motivou a solicitação. Além disso, a possibilidade de relocar as áreas de armazenamento de produtos químicos e a central de gases também deverá ser avaliada.

A decisão do órgão foi motivada após uma vistoria no empreendimento localizado em Roca Sales, que teve como objetivo entender melhor a situação da empresa. Dentro do mesmo prazo de 90 dias, a CBR deverá atualizar seu Plano de Ação de Emergência (PAE), detalhando as medidas a serem tomadas em caso de novas inundações.

A fundação também especifica que, caso as operações que gerem efluentes sejam retomadas, a empresa deve apresentar um relatório comprovando que a Estação de Tratamento de Efluentes está em condições operacionais.

Administração Municipal busca ajudar a empresa

Em reunião realizada na última segunda-feira (24), o prefeito de Roca Sales, Amilton Fontana, discutiu com a diretoria da CBR a solicitação da Fepam. De acordo com o gestor, a realocação da estação exigiria um investimento significativo da empresa, inviável no momento devido aos prejuízos das últimas cheias, que foram cobertos com recursos próprios da CBR.

“Convoquei uma reunião com o governador para, junto com os proprietários da CBR, apresentar uma proposta de transferir o estoque de produtos químicos para um pavilhão mais elevado e seguro. Nós vamos buscar ajudar a empresa para que ela permaneça na nossa cidade”, declarou. Fontana afirmou que a empresa não quer sair da cidade, mas que é necessário um esforço conjunto para viabilizar a permanência da CBR em Roca Sales.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!