Destaques

Empresário do Paraná plantou 400 mil árvores e recuperou áreas de floresta

Em mais de três décadas, propriedade de 2,4 mi m² ganhou mata nativa e espécies ameaçadas

A 75 anos, o empresário Izidro Constantino Guedes transformou uma grande propriedade rural entre Castro e Tibagi, nos Campos Gerais do Paraná, em um exemplo de recuperação ambiental e reflorestamento. Ao longo de cerca de 30 anos, ele plantou cerca de 400 mil árvores, restaurando matas e promovendo a volta de espécies nativas.

A área total da fazenda chega a 2,42 milhões de metros quadrados, o equivalente a quase 340 campos de futebol. Parte dessa área, cerca de 70 alqueires (1,7 milhão m²), hoje é mata fechada preservada, com árvores de araucária, espécie em risco de extinção e outras espécies ameaçadas, como a imbuia.

Reflorestamento e preservação

No espaço reflorestado, a biodiversidade tem se desenvolvido com a presença de espécies silvestres e frutíferas que atraem fauna local, contribuindo para a recuperação dos ecossistemas. Além disso, a família de Izidro mantém uma pousada na propriedade, que alia o turismo com a experiência de contato com a natureza.

O empresário também criou um projeto de distribuição de mudas chamado “Planeta Verde”, que já doou milhares de plantas nativas e frutíferas para moradores da comunidade, estimulando a reflorestação local.

A iniciativa, que começou como um ato pessoal de plantio, hoje é continuada pelos filhos e netos, com o objetivo de manter o legado de preservação ambiental e incentivo à vida selvagem na região.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo