FORÇA DO VALE 40 ANOS
Destaques

Encantado amplia projeto do Centro de Inovação para incluir núcleo especializado em prevenção de desastres climáticos

Desde setembro, quando Encantado foi atingido pelo primeiro da série de eventos climáticos que impactaram o município e a região, a Administração Municipal estuda medidas para criar soluções preventivas de médio e longo prazo, visando minimizar os impactos de futuras tragédias. Como parte dessas iniciativas, o projeto do “Centro de Inovação” voltado para a Educação foi ampliado para incluir um núcleo especializado em soluções para prever e atuar em desastres climáticos. O projeto, inicialmente lançado no começo do ano, agora se tornará também um ponto crucial no enfrentamento dessas situações.

O plano é inspirado por uma iniciativa similar em Blumenau, cidade conhecida por sua expertise no enfrentamento a enchentes. No entanto, ela ganhou força nesta semana devido às previsões equivocadas da Defesa Civil Estadual, que antecipava uma enchente de grandes proporções, semelhante à de novembro de 2023, quando o Rio Taquari atingiu 20,65 metros acima do nível normal. “A falha no sistema estadual nos faz entender a necessidade de buscarmos alternativas que considerem nossa realidade e nos permitam tomar medidas assertivas diante de uma eventual catástrofe”, avalia o prefeito Jonas.

Segundo a administração municipal, o Centro de Resiliência Climática deverá oferecer um Laboratório de Inteligência e Dados para Previsão de Desastres Naturais, utilizando tecnologias avançadas e análise de dados para prever desastres climáticos com maior precisão na Bacia Taquari-Antas. O projeto já garantiu R$ 500 mil da iniciativa privada para iniciar a reforma do prédio localizado no Bairro São José, cedido pela Univates.

Para o prefeito, a iniciativa deve transformar a capacidade de resposta e adaptação da comunidade regional frente aos desafios climáticos. Na próxima sexta-feira (21), ocorrerá uma nova reunião para discutir o sistema a ser implementado, incluindo o investimento requerido. “Precisamos buscar soluções concretas a nível regional, de acordo com a realidade da parte alta do Vale. Por isso, em breve, pretendemos nos reunir com prefeitos de cidades vizinhas para detalhar mais a ideia”, acrescenta o prefeito.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!