FORÇA DO VALE 40 ANOS
Destaques

Encantado | Câmara de Vereadores | Bancada do MDB pede análise jurídica do Prédio do Curtume

Na última segunda-feira (08), aconteceu a sessão ordinária do Legislativo encantadense. Entraram em pauta seis Emendas Substitutivas, um Projeto de Decreto do Legislativo e três Projetos de Lei do Executivo.

Crédito especial aprovado

O projeto de lei n° 034/2023, que autoriza o Poder Executivo a abrir crédito especial no valor de R$ 22 mil para a Secretaria da Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, a fim de ser aplicado na Farmácia Básica em material de consumo, foi aprovado.

Indicações

A bancada do MDB propos uma indicação ao Executivo para analisar a situação jurídica do imóvel abandonado do antigo curtume Aimoré, localizado na entrada da cidade de Encantado.
A proposta visa a revitalização da área, com a possibilidade de aquisição, desapropriação ou oferta de incentivos tributários para que a iniciativa privada possa adquirir e explorar o local, gerando empregos e renda para a população local.

Os vereadores sugerem que, em caso de aprovação do PL nº 024/2023, que autoriza o Poder Executivo a alienar e desafetar imóveis de sua propriedade, os valores decorrentes das alienações sejam utilizados para atender a esta indicação.

A vereadora Daiane Bergamaschi (PSDB), apresentou uma indicação ao Executivo para que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realize a contratação dos profissionais de psicologia e assistência social, de acordo com o que preconiza a Lei Federal nº 13.935/2019. A indicação visa aprimorar os serviços oferecidos à população, principalmente aos alunos da rede municipal de ensino, que poderão contar com um atendimento mais completo e humanizado.

Dalla Vecchia assume por 15 dias

Edvaldo Dalla Vecchia, 2º suplente do MDB, assumiu uma cadeira no legislativo em substituição ao vereador Carlos Eduardo da Silva, que solicitou uma licença de 15 dias do cargo para tratar de assuntos particulares.
Na tribuna Dalla Vechia agradeceu a oportunidade de estar assumindo como vereador. Parabenizou o Prefeito Municipal Jonas Calvi, pelo trabalho que vem realizando e também a Brigada Militar, nas ações que realizaram nas escolas. Na oportunidade, também realizou o pedido de colocar cobertura em frente as escolas, pois quando chove os alunos acabam se molhando.

 

TRIBUNA

 

DIEGO AUGUSTO PRETTO (PP), tratou sobre o tema da água no município e a situação da Corsan. Pretto ressaltou a relevância do tema e a necessidade de mais atenção e estudos sobre a municipalização da água.

ROBERTO SALTON (PDT) começou sua fala explicando as funções dos vereadores, que incluem legislar, fiscalizar, buscar recursos e políticas públicas. Salton destacou alguns pontos que precisam ser melhorados em Encantado, como a necessidade de cursos nas áreas de turismo e agricultura, saneamento de esgoto e a falta de um plano diretor. “Precisamos dar um salto de qualidade. O poder legislativo de Encantado precisa contribuir mais e não pode ser apenas um projeto de vaidade pessoal”, afirmou. De acordo com o vereador Salton, para Encantado evoluir cada vez mais, pode ser necessário incluir horários de trabalho e expediente aos vereadores, para que possam se reunir mais e buscar mais recursos. O vereador ainda ressaltou que Encantado é uma referência para outros municípios.

VALDECIR GONZATTI (MDB) afirmou que Encantado está no caminho certo, mas disse não saber se funcionaria a implementação de horário de expediente para os vereadores. “Existe um preciosismo aqui na Câmara. Em relação às diárias, já saiu um burburinho na Câmara de Vereadores de que vai sair um decreto. Respeito quem não tira diárias, o que não pode é ficar cobrando quem tira”, declarou. De acordo com o vereador, há vereadores que estão querendo se sobressair em relação aos que não tiram diárias, e afirma que não há problema em tirá-las, pois está na lei.

VALDECIR CARDOSO (PP), agradeceu as pessoas que o procuraram para parabenizaram por não tirar diárias nos últimos dias, mas afirmou que as diárias são importantes e que cada vereador tem o seu jeito de trabalhar. “Acho que quem é eleito representante do povo, trabalha 24 horas por dia”, frisou. Cardoso também discordou da forma como foi colocado o assunto sobre horários de trabalho e bico. Por último, afirmou que as pessoas seguem as boas lideranças. “Um bom líder precisa dar exemplo. E nós somos lideranças”, concluiu.

CRIS COSTA(PSDB), desejou melhoras ao prefeito Amilton Fontana de Roca Sales que na última semana sofreu um infarto. Costa trouxe uma reflexão em seu momento na tribuna, falando que muitas vezes reclamamos e brigamos, e deixamos de ter empatia e cuidado com as pessoas. “A gente só cobra e acaba tendo dificuldade em elogiar as pessoas. O motivo desse meu discurso é justamente buscar mais empatia pelo ser humano”. O vereador contou que recebe muitos feedbacks bons de pessoas que vêm visitar Encantado e que os próprios vereadores às vezes não enxergam isso.

 

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!