Encantado, Lajeado e Estrela na rota do maior crime do RS

O Vale do Taquari está entre as regiões atingidas por uma grande operação deflagrada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) na manhã desta quinta-feira, 18. A ação tem como alvo um grupo criminoso envolvido no maior assalto já registrado no Rio Grande do Sul.
Na região, mandados judiciais estão sendo cumpridos nos municípios de Lajeado, Cruzeiro do Sul, Encantado e Estrela. A ofensiva policial também ocorre em cidades do Vale do Rio Pardo, como Santa Cruz do Sul, além da Região Metropolitana, Serra e outras áreas do Estado.
Ao todo, a operação cumpre 175 mandados judiciais, sendo 59 de prisão preventiva. Até o início da manhã, dezenas de pessoas já haviam sido presas, conforme informações divulgadas pelo Denarc.

Entre os investigados estão integrantes da rede de apoio responsável por viabilizar o assalto ocorrido em 19 de junho de 2024, no aeroporto de Caxias do Sul, quando cerca de R$ 30 milhões foram roubados de um avião‑pagador. As investigações apontam que o crime foi cometido por meio de uma associação entre o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa paulista, e um grupo criminoso gaúcho.
A ofensiva foi batizada de Operação Camisa 2, em referência a uma célula especializada no tráfico de drogas ligada à facção investigada, conhecida como “Camisa”. Além do Vale do Taquari, os mandados estão sendo cumpridos em municípios como Porto Alegre, Gravataí, Alvorada, Viamão, Canoas, Cachoeirinha, Osório, Candelária e Caxias do Sul.
A Polícia Civil segue com as diligências ao longo do dia e novas informações devem ser divulgadas conforme o avanço da operação.






