Feliz Dia dos Pais: por que a data é comemorada em agosto no Brasil
Celebração foi instituída em 1953, inspirada no modelo norte-americano, mas adaptada ao calendário brasileiro

O Dia dos Pais é celebrado no Brasil todo segundo domingo de agosto, mas nem sempre foi assim. A data foi criada em 1953, por iniciativa do publicitário Sylvio Bhering, então diretor do jornal e da rádio O Globo, com o objetivo de fortalecer os laços familiares e também incentivar o comércio.
Inspirado no modelo norte-americano — onde a homenagem é feita em junho —, Bhering optou por agosto por questões práticas: o mês não possuía grandes datas comemorativas e ficava distante do Dia das Mães e do Natal, permitindo melhor movimentação do comércio.
Primeira comemoração
A primeira edição aconteceu em 16 de agosto de 1953, escolhida por coincidir com o dia de São Joaquim, considerado pela tradição católica o pai de Maria e avô de Jesus. Com o tempo, a celebração foi fixada no segundo domingo de agosto, seguindo o formato móvel já usado para o Dia das Mães.
Tradição que se espalhou
Embora tenha começado como uma campanha regional no Rio de Janeiro, a data rapidamente se espalhou por todo o país. Hoje, além de homenagens e encontros familiares, o Dia dos Pais é considerado uma das datas mais importantes para o varejo no segundo semestre.