Uma nevasca na Cordilheira dos Andes, fronteira entre o Chile e a Argentina, impediu um grupo de 34 turistas do Vale do Taquari de seguir viagem. A maior parte dos integrantes da excursão é de moradores de Teutônia, e outros sete seriam de Estrela. O grupo saiu na última quarta-feira, dia 6, e passou por Mendonza, na Argentina. Eles se dirigiam a Santiago do Chile.
Há também caminhoneiros gaúchos parados. Alguns deles estão desde o sábado (9) parados sem qualquer perspectiva de retomada da viagem rumo ao Brasil. Segundo relatos dos mesmos, muitos colegas ainda estão dentro dos veículos, com o motor ligado 24 horas por dia por causa do frio.
A espessura da neve chegou a dois metros e a nevasca não para. Os brasileiros estão alojados em pavilhões de aquecimento, já que a temperatura varia entre -11º e -16º.
Conforme uma teutoniense que faz parte da excursão, o grupo aguarda a chegada do exército do Chile. A previsão é que os militares cheguem na terça-feira, 12, ou da Argentina, talvez na quinta-feira,14, para tirá-los do local.
O último ônibus que conseguiu sair da aduana, em direção a Santiago no Chile, no domingo, bateu na traseira de um caminhão.