Governo anuncia criação de nova trilha de longo curso localizada no Vale do Taquari

O Vale do Taquari foi escolhido para receber uma nova trilha de longo curso no Rio Grande do Sul. Chamada de Caminhos do Vale do Taquari, a iniciativa foi anunciada pelo governo do Estado durante a abertura do 8º Seminário Estadual de Turismo de Natureza e do 3º Simpósio Gaúcho de Trilhas de Longo Percurso, realizado no domingo, 19 de outubro, na Univates, em Lajeado.
A trilha terá cerca de 250 quilômetros de extensão, será autoguiada e devidamente sinalizada, passando por diversos pontos de valor cultural e religioso na região. O percurso vai conectar grutas, igrejas, capitéis e monumentos dos municípios de Progresso, Canudos do Vale, Forquetinha, Lajeado, Marques de Souza, Pouso Novo, Travesseiro, Coqueiro Baixo, Relvado, Putinga, Ilópolis, Arvorezinha, Anta Gorda, Doutor Ricardo, Capitão e Encantado. Ao todo, serão incluídas 53 comunidades, 15 grutas, 32 igrejas e 35 capitéis.
A previsão é que a trilha seja oficialmente inaugurada em maio de 2026, com a realização de uma primeira caminhada guiada. Até lá, as etapas incluem o mapeamento completo do trajeto, diálogos com as comunidades, adequações do terreno e instalação da sinalização.
Segundo a diretora de Biodiversidade da Sema, Cátia Gonçalves, as trilhas são ferramentas estratégicas para metas de conservação da biodiversidade, além de promoverem educação ambiental e turismo sustentável. A iniciativa faz parte dos esforços do Estado para ampliar áreas protegidas, restaurar ecossistemas e envolver a sociedade na preservação ambiental.
O Rio Grande do Sul já conta com sete trilhas implementadas e outras nove em fase de estruturação, integrando a Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, consolidando-se como referência nacional em ecoturismo.