Granja de suínos em Muçum conclui obra de ampliação e projeta aumento significativo na produção
Há cerca de um ano, iniciaram as obras de ampliação da granja de suínos administrada pela família Pedretti, na Linha 28 de Setembro, interior de Muçum. Antes da conclusão do investimento que consiste na construção de dois novos galpões, a granja entregava à BRF, 32 mil leitões anualmente. Agora, a projeção é que sejam destinados à empresa cerca de 50 mil suínos ao ano.
Com a conclusão da obra, prestes a recebes os primeiros suínos, o prefeito, Mateus Trojan, o vice-prefeito, Amarildo Baldasso, e o secretário da Agricultura e Produção, Rodolfo Pavi, estiveram visitando o empreendimento na última semana. Eles foram recebidos por uma das administradoras do negócio, Luciane Pedretti, e o gerente da granja, Filipe Nascimento dos Santos.
Para a ação de ampliação, através da Secretaria da Agricultura, foi contratada pela Administração Municipal a terceirização da terraplanagem, de 3.500 m². O incentivo agropecuário, que foi aprovado pelo Poder Legislativo, se dá através do Programa de Desenvolvimento de Muçum (PRODEM). A iniciativa vai incrementar o valor adicionado fiscal e, por consequência, o retorno do ICMS para o Município, com a previsão de atingir em 15 anos um valor superior a R$ 926 mil em retorno direto.
A granja de suínos da família Pedretti tem mais de 20 anos de história, colecionando premiações pela eficiência na produção. O prefeito, Mateus Trojan, destaca que o empreendimento é considerado um dos maiores produtores rurais de suínos da região. “Trata-se de um investimento tecnológico, exemplo em toda a região, o que nos passa segurança para aportar o auxílio. O empreendimento, com sua ampliação, permite a continuidade da geração de empregos e renda de forma direta e indireta. É consequência da nova lei geral de incentivo que criamos, a fim de gerar crescimento”, observa.
A expectativa do proprietário da granja, Marcelo Pedretti, é alta em relação ao investimento. Segundo ele, a iniciativa se deu pensando no trabalho dos colaboradores, bem estar animal e sustentabilidade do negócio. “Temos uma família com oportunidades na sucessão, com uma tradição na atividade de anos. Com isso, acreditamos que tem tudo para dar certo o investimento. Agradeço aos poderes Executivo e Legislativo, por acreditar em nosso negócio”, destaca.