Guerra na Ucrânia completa 100 dias
Na sexta-feira (03), a invasão na Ucrânia completou 100 dias e trouxe uma infeliz previsão: a guerra será longa e está longe de acabar. Segundo o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, os desafios são intermináveis mas que ainda não é o fim e que é impossível prever quanto tempo o conflito ainda vai durar.
Como está a situação? Antes da guerra começar, a Rússia controlava 7% da Ucrânia. Segundo o presidente ucraniano, Zelensky, hoje o controle está em 20%.
60 a 100 soldados ucranianos estão morrendo diariamente, além das dezenas de milhares de civis. 6,8 milhões de pessoas deixaram a Ucrânia e 7,1 milhões foram deslocadas de suas casas, mas permanecem no país.
E a economia?
Com a alta da inflação, a economia na Rússia continua se mantendo pelos trancos e barrancos. Porém, por incrível que pareça, o rublo russo valorizou 21,2% em relação ao dólar dos Estados Unidos.
Por que isso ocorreu? Putin adotou medidas para forçar a comercialização de produtos e serviços na moeda local, fortalecendo o câmbio: a Rússia não aceita mais receber outras moedas que não o rublo ao vender produtos a outros países.
A Europa continua a comprar petróleo e gás de Moscou. Todavia, na semana passada, a União Europeia fechou um acordo para cortar 90% das importações de petróleo da Rússia