Instituto MBRF vai reconstruir escolas e elaborar planos de contingência no Vale do Taquari
Três escolas públicas serão reformadas e nove municípios receberão apoio para enfrentar desastres climáticos
O Instituto MBRF anunciou nesta terça-feira, 27, a reconstrução de três escolas públicas atingidas pelas enchentes de 2024 no Vale do Taquari. A iniciativa faz parte da fase final da campanha +Juntos Pelo Sul e inclui ainda a elaboração de planos de contingência em nove municípios e a capacitação de mulheres para atuar na construção civil.
Escolas serão reformadas
As escolas contempladas na região são:
-
Colégio Estadual Castelo Branco, em Lajeado
-
Escola Estadual Guararapes, em Arroio do Meio
-
Escola Estadual de Ensino Fundamental Itaipava Ramos, em Cruzeiro do Sul
As obras devem começar ainda no primeiro trimestre de 2026, segundo o Instituto MBRF, braço social da empresa de alimentos formada pela união da Marfrig com a BRF.
Ações de prevenção
Além da reconstrução, o projeto prevê planos de contingência climática em nove municípios, com suporte técnico para estruturar respostas a eventos extremos. Estão entre os municípios contemplados:
-
Encantado
-
Lajeado
-
Estrela
-
Muçum
-
Roca Sales
Também está prevista a capacitação de cerca de 100 mulheres em situação de vulnerabilidade para atuação na construção civil em áreas afetadas, em parceria com o Instituto Mulher em Construção.
Projeto teve início logo após a cheia
A campanha +Juntos Pelo Sul, que entra agora em sua última etapa, teve início nos primeiros dias após a tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul em 2024. A MBRF, gigante mundial da alimentação com seis unidades industriais no Estado, conta com 10 mil colaboradores e 2,5 mil produtores rurais parceiros.
Na primeira fase, foram distribuídas mais de 700 mil refeições, 14 mil litros de água e 10 mil itens de higiene. Também foi criado um fundo que arrecadou R$ 6,7 milhões em doações, dos quais 90% já foram aplicados diretamente em ações de auxílio.
A segunda fase, iniciada em julho de 2024, focou na retomada da vida comunitária, com entrega de móveis e eletrodomésticos para mais de 700 famílias, reformas em escolas, apoio psicológico e mutirões de voluntariado.
Já a terceira etapa, lançada em fevereiro de 2025, teve como foco o desenvolvimento social e econômico da região. Parcerias com a Emater/RS e a Univates permitiram ações como apoio técnico a produtores rurais, capacitações em alimentação e resiliência climática, reforço ao Banco de Alimentos e apoio a cozinhas comunitárias. Só nesta fase, mais de 1 milhão de refeições foram entregues.
“O que faz o sucesso dessa campanha é a forma colaborativa e em rede. Aprendemos muito nesse processo, e esses aprendizados seguem conosco, seja aqui no RS ou em outras ações do Instituto”, afirmou Raquel Ogando, presidente do Instituto MBRF.
Impacto em números
-
2,7 milhões de refeições distribuídas
-
100 mil pessoas impactadas diretamente
-
400 instituições apoiadas
-
12 escolas beneficiadas
-
4 mil livros entregues
-
20 municípios alcançados






