Jovem de Lajeado lança segundo livro na Feira do Livro
Mateus de Costa Azeredo, 12 anos, apresentou “Diário de Aventuras” e já trabalha em nova obra

O escritor mirim Mateus de Costa Azeredo, de 12 anos, lançou nesta quinta-feira (14) seu segundo livro, “Diário de Aventuras”, durante a 19ª Feira do Livro de Lajeado, na Praça da Matriz. Além da novidade, ele já iniciou a produção de um terceiro título.
Inspirado por obras no formato de diário, como a série “Diário de um Banana”, Mateus assina também todas as ilustrações da nova obra. “Como é um diário, as ilustrações têm a proposta de parecer feitas pelo próprio personagem”, explica o autor.
Projeto com distribuição gratuita
O lançamento prevê a produção e distribuição gratuita de 3 mil exemplares, sendo 100 edições em braile para bibliotecas, escolas e instituições culturais. O projeto inclui oficinas de leitura para crianças da rede pública, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Baldo SA e Goemil, e realização da Lume Gestão de Eventos e Ministério da Cultura.
Primeiro livro nasceu na pandemia
O primeiro título, “O Menino na Quarentena e Suas Histórias”, foi lançado em outubro de 2022, com 4 mil exemplares distribuídos gratuitamente. A obra reuniu sete narrativas inspiradas no período de isolamento e marcou o início da trajetória literária do jovem, que começou a criar histórias aos cinco anos, incentivado pelos pais, ambos professores.
“Ter um filho escritor e ver o Mateus incentivando o irmão a seguir o mesmo caminho nos dá a certeza de que o alicerce está sólido”, disse o pai, Adriano Azeredo.