Jovem é encontrado vivo após cinco dias desaparecido em trilha no Pico Paraná
Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, caminhou 20 km até pedir ajuda em uma fazenda; ele será avaliado no hospital

Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, foi localizado com vida nesta segunda-feira (5), após cinco dias desaparecido na trilha do Pico Paraná. Ele chegou sozinho a uma fazenda em Antonina e relatou estar ferido, mas consciente
Após cinco dias de buscas, o jovem Roberto Farias Tomaz, de 19 anos, foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira (5). Ele estava desaparecido desde o dia 1º de janeiro, quando se separou de um grupo durante a descida do Pico Paraná, ponto mais alto do Sul do Brasil, localizado entre os municípios de Antonina e Campina Grande do Sul (PR).
Segundo o Corpo de Bombeiros, Roberto percorreu mais de 20 quilômetros sozinho até chegar à região de Cacatu, em Antonina, onde pediu ajuda em uma fazenda. Ele apresentava escoriações no corpo, estava sem os óculos e visivelmente debilitado, mas conseguiu relatar à família que estava consciente e fora de perigo.
“Estou cheio de roxo no corpo, várias escoriações, não consigo enxergar porque perdi meu óculos, mas estou bem”, disse em vídeo divulgado pela família.
Roberto iniciou a trilha no dia 31 de dezembro, acompanhado de uma amiga. Durante a subida, sentiu-se mal e precisou descansar. Após passar a virada do ano no cume da montanha com outros montanhistas, o grupo iniciou a descida às 6h30 da manhã de 1º de janeiro. Ele se afastou do grupo em um trecho anterior ao acampamento e não foi mais visto.
O desaparecimento foi comunicado ainda no mesmo dia por voluntários e confirmado às autoridades no sábado (3), quando a Polícia Civil abriu um boletim de ocorrência e passou a investigar o caso. A jovem que o acompanhava prestou depoimento, assim como montanhistas que encontraram o casal no percurso.
De acordo com o tenente Ícaro Gabriel, os bombeiros se deslocaram até a fazenda onde Roberto foi encontrado e o encaminharam ao hospital de Antonina para avaliação médica. Não há indícios de crime até o momento, mas a polícia afirma que a investigação segue aberta para apuração completa dos fatos.






