Lula recua após dizer que traficantes são “vítimas” de usuários de drogas
Presidente se retrata após repercussão negativa de declaração feita em coletiva na Indonésia; oposição e aliados reagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (24) que fez uma “frase mal colocada” ao comparar traficantes a vítimas dos usuários de drogas, em declaração dada durante coletiva de imprensa em Jacarta, na Indonésia.
A fala repercutiu negativamente entre políticos e nas redes sociais. A oposição acusou Lula de relativizar a responsabilidade do tráfico e cobrou uma posição firme contra o crime organizado.
A fala original
A declaração foi feita em meio a críticas à política do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que defende o uso de forças armadas contra cartéis de drogas na América Latina.
“Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse Lula.
O presidente brasileiro afirmou que é preciso mudar o foco da repressão ao tráfico para ações internas de combate ao consumo.
“Tem gente que vende porque tem gente que compra, e gente que compra porque tem gente que vende”, completou.
Lula também defendeu o respeito à soberania territorial dos países e o investimento em cooperação policial, e não em intervenções militares.
O recuo
Após a repercussão negativa, Lula se retratou em publicação nas redes sociais:
“Fiz uma frase mal colocada nesta quinta e quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado.”
Na mesma postagem, destacou ações do governo federal no enfrentamento ao crime, como:
-
A operação Carbono Oculto, que desarticulou esquema do PCC no setor de combustíveis
-
O envio da PEC da Segurança Pública ao Congresso
-
Os recordes de apreensão de drogas no país
Encontro com Trump
Lula e Donald Trump devem se reunir neste domingo (26), durante agenda paralela à cúpula do Sudeste Asiático. Segundo o presidente brasileiro, o encontro está confirmado e “não há assunto proibido” entre os dois líderes.






