O governador do Rio Grande do Sul avisou na tarde de ontem, quinta-feira (25), que o Estado inteiro estaria em bandeira preta a partir de hoje. No fim da tarde, o Mapa do Distanciamento Controlado confirmou a situação da 43ª rodada.
A medida foi tomada devido a “forte elevação em todos os indicadores a nível estadual, com destaque para o aumento no número de internado em leitos clínicos (+64%), em UTIs (+36%) e nos óbitos (+48%), além do crescimento de 204% de internações por Covid-19 nos últimos 7 dias”, segundo informações do site do Governo.
Foi considerado também a baixa razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19, que alcançou o menor valor desde o início da pandemia, de 0,17. Respeitando, então, a nova regra criada na quinta-feira (25/02), que impõe bandeira preta a todas as 21 regiões quando a razão for menor ou igual a 0,35, o Estado todo foi classificado como área de altíssimo risco.
O Gabinete de Crise explica que este ajuste é necessário, visto que, quando a capacidade hospitalar está próxima do limite, os dados podem sofrer atrasos de preenchimento em função da sobrecarga e, portanto, os indicadores que controlam a velocidade de transmissão e capacidade de atendimento se tornam prejudicados.
“O ritmo tão acelerado de internações reflete uma circulação maior do vírus, que gera uma taxa de contágio que é a maior desde o início da pandemia. Precisamos derrubar essa taxa de contágio. Não adianta fazer protocolos mais singelos de restrição porque, na verdade, todos os protocolos – máscara, álcool em gel, distanciamento nas filas – ajudam a reduzir o risco, mas não o eliminam. Então, precisamos fazer algo mais rígido, para poder reduzir mais fortemente o risco de contágio ao longo desta semana”, afirmou Leite.
Suspensão da cogestão
Na quinta-feira, o governador Eduardo Leite também anunciou a suspensão da cogestão regional, que permitia as regiões adotarem os próprios protocolos, pelo menos até dia 7 de março. Nesta semana, todas as cidades serão obrigadas a adotarem os protocolos estaduais da bandeira preta.
Nesta rodada, diferentemente de todas as outras, não haverá mapa preliminar, ou seja, o governo estadual não aceitará recursos de organizações regionais e as novas classificações serão válidas a partir da meia noite de sábado 27 até as 23h59 de domingo, dia 7. Assim, não haverá divulgação do mapa definitivo na segunda-feira.
Neste momento, não há exceções para nenhum município ou região. Todas as 21 regiões com os seus 497 municípios devem seguir protocolos de bandeira preta.