Destaques

Ministério Público do RS lança ação para conscientizar sobre feminicídios

Iniciativa ocorre após o registro de 10 mortes durante o feriado de Páscoa e Tiradentes no Estado

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) lançou uma nova ação de conscientização sobre a violência contra a mulher, após a morte de 10 mulheres por feminicídio registrada durante o feriado da Páscoa e de Tiradentes. A campanha é coordenada pelo Gabinete de Comunicação (GabCom) e pelo Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (CAOEVCM).

Como parte da iniciativa, foi publicado um videocast no canal do MPRS no YouTube, com a promotora Ivana Battaglin, coordenadora do CAOEVCM. A entrevista foi conduzida pelas jornalistas Roberta Salinet e Michelle Teixeira, integrantes do GabCom.

Escalada da violência

No vídeo, Ivana explica como identificar os sinais iniciais de violência, muitas vezes ignorados, que podem evoluir para situações fatais. Segundo ela, o feminicídio representa o estágio final de um ciclo de agressões.

“O feminicídio é a ponta do iceberg, ele é o final de uma escalada de violência”, disse Ivana Battaglin.
“Essas mulheres, que não tinham solicitado medidas protetivas, provavelmente já vinham sofrendo violências de diversas formas: física, psicológica, moral, patrimonial ou sexual.”

Selo “MPRS pela vida das mulheres”

Todas as publicações institucionais do MPRS passam a contar com o selo “MPRS pela vida das mulheres”, criado pela equipe de design do GabCom. O símbolo é representado por uma silhueta feminina de braços abertos, que também remete ao tronco de uma árvore — imagem que pretende transmitir vida e proteção.

O selo será sempre acompanhado de informações práticas de orientação e canais de denúncia.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!