Susto no Louvre
La Gioconda (também conhecida como Monalisa), de 1503, produzida pelo imortal Leonardo da Vinci, sofreu um ataque de vandalismo neste domingo (29), no Museu do Louvre, em Paris.
Conforme o jornal espanhol El País, uma pessoa disfarçada de peruca em uma cadeira de rodas, atirou uma torta na obra. A identidade do vândalo não foi revelada e a motivação para o ataque segue sendo desconhecida. O homem que arremessou o bolo foi retirado pelos seguranças do local, e saiu andando – mesmo estando de cadeira de rodas.
Diversos visitantes publicaram fotos e vídeos do ocorrido nas redes sociais. A pintura não sofreu danos, pois está protegida por uma placa de cristal.
Apesar de não poder ser vendida por conta de uma lei de proteção do patrimônio francês, em 2014 especialistas estimaram o valor de mercado da obra em US$2,5 bilhões -algo em torno de 13 bilhões de reais.
La Gioconda tem história pra contar
O quadro de mais de 500 anos já passou pelos aposentos do rei Francisco X, da França e já decorou os aposentos de Napoleão Bonaparte. No século XIX, ela foi incorporada ao acervo do Louvre.
Em 2009, uma turista atirou uma xícara em direção ao quadro. Em 1974, uma mulher tentou espirrar uma tinta spray vermelha na pintura e, antes disso, já sofreu ataques com ácido e uma pedrada.