
A 34ª Semana Farroupilha de Muçum começou a ser organizada oficialmente nesta terça-feira (9), com a primeira reunião entre a comissão organizadora e os proprietários das barracas que integram o acampamento crioulo. O encontro foi realizado na Câmara de Vereadores e marcou o início dos preparativos para a retomada do evento no seu formato tradicional, suspenso nos últimos anos devido às enchentes que atingiram o município.
Reconhecida como uma das maiores celebrações tradicionalistas da região dos vales, a festa será realizada de 12 a 21 de setembro, na Praça Cristóvão Colombo, com mais de 100 barracas e dez dias de atrações culturais, organizadas pela Prefeitura de Muçum em parceria com a AMA (Associação Muçunense de Artes).
Organização projeta edição especial
O vice-prefeito e presidente da comissão organizadora, Amarildo Baldasso, destacou o valor simbólico da retomada:
“A Semana Farroupilha é o evento mais aguardado do ano e um dos que melhor representa a identidade do povo muçunense. Retomar o formato tradicional, depois de tudo o que enfrentamos, é uma grande responsabilidade, mas também uma enorme alegria.”
O prefeito Mateus Trojan também comentou os desafios enfrentados:
“Em 2023, perdemos praticamente toda a estrutura do evento, palco, tablado e barracas foram destruídos pela enchente. Por isso, estamos empenhados na captação de patrocinadores e viabilizando projetos culturais para garantir uma edição histórica.”
Etapas do evento começam a ser definidas
A reunião teve como objetivo alinhar as primeiras definições com os responsáveis pelas barracas.
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Os trabalhos de montagem do acampamento serão iniciados nas próximas semanas.
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A programação oficial será divulgada em breve.
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O evento deve reunir milhares de pessoas em dez dias de celebração à cultura gaúcha.