Musk acusa Apple de favorecer OpenAI na App Store
Empresário diz que gigante da tecnologia prejudica concorrentes de inteligência artificial

O bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), da Tesla e da SpaceX, acusou a Apple de privilegiar a OpenAI, criadora do ChatGPT, na loja oficial de aplicativos da empresa. Segundo ele, a prática tornaria impossível que outras companhias de inteligência artificial alcançassem o topo do ranking de downloads.
As declarações foram feitas nesta segunda-feira (11) nas redes sociais. Musk afirmou que sua empresa de IA, a xAI, tomará “medidas legais imediatamente” contra a Apple, citando suposta violação das leis antitruste. Ele também questionou se a companhia estaria “fazendo política” ao não dar visibilidade a seus produtos. Até o momento, a Apple não se pronunciou.
Disputa por liderança na IA
A xAI foi criada por Musk para reunir equipes de desenvolvimento do Grok, chatbot do X, e competir com o ChatGPT. Atualmente, nos Estados Unidos, o aplicativo da OpenAI é o mais baixado para iPhone, à frente do Grok.
A Apple mantém parceria com a OpenAI para integrar recursos de IA aos modelos mais recentes do iPhone.
Resposta da OpenAI
O CEO da OpenAI, Sam Altman, respondeu ironizando as acusações.
“Esta é uma afirmação notável, dado o que ouvi sobre o que Elon faz para manipular o X para beneficiar a si mesmo e suas empresas, prejudicando concorrentes e pessoas de quem não gosta”, escreveu.
Altman disse ainda que a OpenAI continuará focada no desenvolvimento de seus produtos.