Nasa divulga imagens de cometa interestelar e nega boato sobre “nave alienígena”
Agência confirma que o 3I/Atlas é apenas um cometa antigo em rota de passagem pelo Sistema Solar. Objeto não representa risco à Terra.

A Nasa divulgou novas imagens do cometa 3I/Atlas, registrado pela primeira vez em julho deste ano. O objeto interestelar tem chamado atenção por sua trajetória incomum e pelas especulações nas redes sociais, que sugeriam se tratar de uma suposta nave alienígena. A agência espacial refutou os boatos, reforçando que o corpo celeste é apenas um cometa.
— É importante esclarecer: esse objeto é um cometa. Ele se parece e se comporta como um cometa, e todas as evidências científicas disponíveis apontam nessa direção — afirmou o administrador associado da Nasa, Amit Kshatriya, em coletiva realizada na quarta-feira (19).
Observações em andamento
-
O 3I/Atlas está sendo monitorado por quase 20 missões científicas da Nasa.
-
Foi detectado por um telescópio chileno do sistema ATLAS, que rastreia objetos com risco de impacto terrestre.
-
É o terceiro objeto conhecido a atravessar o Sistema Solar vindo de outro sistema estelar — depois de ‘Oumuamua (2017) e Borisov (2019).
“Não se preocupe — ele não representa ameaça à Terra”, publicou a Nasa em suas redes sociais.
Interesse científico
De acordo com os astrônomos, o 3I/Atlas pode ser mais antigo que o próprio Sistema Solar, funcionando como uma espécie de cápsula do tempo, com materiais formados há bilhões de anos em outras partes da galáxia.
Apesar do comportamento típico de cometas — coma de poeira, núcleo congelado e cauda alongada —, o interesse da comunidade científica está em seu potencial para revelar pistas sobre a origem de outros sistemas planetários.






