FORÇA DO VALE 40 ANOS: Onde os fatos têm força

COVID-19DestaquesGeralPolíciaSaúde

NOITES DE SEXTA E SÁBADO “Não é só álcool, tem tráfico também. E cada vez mais adolescentes estão ali na rua”

As aglomerações vêm preocupando as autoridades. E essa preocupação vai muito além do coronavírus.

Desde o último mês, os sábados à noite vêm se tornando um transtorno para as autoridades em segurança, para os moradores e também para os condutores de veículos em Encantado. Uma legião de crianças e adolescentes têm se aglomerado na Rua Padre Anchieta, próximo aos postos de gasolinas.

Muito além da questão Covid, que já preocupa pela situação da saúde, pois esses grupos estão no local sem máscara, aglomerados e compartilhando o mesmo copo, o que alarma, conforme o Tenente da Brigada Militar de Encantado, Nilson Friedrich, é o excesso de consumo de bebidas alcóolicas e o tráfico de drogas.

 

Um convite para o álcool e as drogas

“O grupo que tem frequentado o local, são pessoas de no máximo 20 e poucos anos, mas, na maioria, são adolescentes de 12 a 17 anos, que estão consumindo muita bebida alcoólica. Outra preocupação é com relação ao tráfico de drogas, já percebemos que os traficantes estão vindo para o centro para vender, estão no meio desse povo, eles estão oferecendo ali do lado, o que se torna um convite para os jovens experimentarem drogas”.

O tenente destaca também a perturbação ao sossego alheio. “Muitas vezes, há abuso no uso de som automotivo, o que está sendo coibido por meio de autuações por infração de trânsito, ou ainda, quando há parte interessada em fazer registro policial é feito um Termo Circunstanciado, sendo que os equipamentos sonoros são recolhidos e o infrator terá que posteriormente comparecer ao Fórum. Os condutores de motocicletas com canos irregulares, que provocam ruído excessivo, também são autuados, além de receberem um prazo para sanar a irregularidade”.

 

“Os pais têm que ficar mais atentos”

A BM vem fazendo abordagens todos os finais de semana para tentar conter as infrações penais e de trânsito, porém só pode agir até onde lhe compete.

“Alerta-se aos pais para que fiquem atentos aos seus filhos, onde estão indo, com quem estão, e o que estão fazendo. É preciso ter um controle familiar”.

O Tenente também cita a questão da segurança, com relação aos postos de gasolina, “pessoas estão bebendo escoradas ou sentadas em volta das bombas de combustível. Muitas vezes com copos em cima da bomba, fumando ou utilizando telefone celular. Será que isso não pode causar uma tragédia?” – indaga Friedrich.

 

Conselho Tutelar: “Os pais são cada vez mais omissos”

Questionadas a respeito da atuação do Conselho Tutelar diante da denúncia de crianças nas ruas, pontualmente no último sábado, as conselheiras afirmaram que não é esta a função do Conselho, “este papel é dos pais ou responsáveis que não podem delegar para um terceiro a sua responsabilidade no zelo, educação e proteção.

Conselheiras Aline, Ana Paula, Isadora, Diane e Sandra

“Infelizmente o que a sociedade vem assistindo são pais cada vez mais omissos e isso só traz prejuízos para o desenvolvimento saudável destes adolescentes que precisam da atenção e limite dos pais. O Conselho trabalha muito e precisa ser acionado para atuar. Isso só ocorre quando houver negligência, abuso ou abandono”.

Elas informam que, infelizmente, fatos muito mais graves vêm acontecendo, de abuso infantil e isso precisa ser estancado, para tanto se colocam a disposição, “denuncie, o abuso infantil tem que acabar”. Para denunciar disque 100, ou (51) 99972.6892.

 

Ministério Público quer fiscalização da Prefeitura

“Até o recebimento deste e-mail, tais fatos não haviam chegado ao conhecimento do MP.
Diante do conteúdo das fotografias anexadas, o Ministério Público irá oficiar ao Município de Encantado, para que realize fiscalização no local, com urgência”.

Daniela Pires Schwab
2ª Promotora de Justiça de Encantado

 

Além de tudo, a sujeira

Fotos de como ficou a Rua Padre Anchieta na manhã de domingo, depois de uma noite bem movimentada, foram postadas nas redes sociais causando mal estar e indignação entre as pessoas.

A preocupação, naquele primeiro momento, foi com a aparência da rua que é acesso principal da cidade que tem recebido centenas de turistas. No último final de semana, 1135 turistas visitaram a construção do Cristo Protetor.

Nas primeiras horas da manhã de domingo, a Prefeitura realizou a limpeza do local, mas o reclame popular é que os frequentadores tenham civilidade.

Fiscalização

Na segunda-feira o setor de fiscalização da Prefeitura de Encantado realizou vistorias e notificou os estabelecimentos comerciais/ lojas de conveniência dos postos de combustíveis.
Conforme a fiscal sanitária Luciana Gonçalves “ficou acordado que os estabelecimentos irão disponibilizar mais lixeiras e afixarão cartazes para que os frequentadores recolham seu lixo”.

Agro Dália

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!