Destaques

Obra em rodovia do Paraná é paralisada após descoberta de fósseis pré-dinossauros

Pavimentação na PR-364 foi interrompida por risco a patrimônio arqueológico; obra já tinha mais da metade concluída

A obra de pavimentação da rodovia PR-364, no trecho entre Irati e São Mateus do Sul, foi interrompida após a descoberta de fósseis com mais de 280 milhões de anos, anteriores ao período dos dinossauros. A paralisação segue recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que apontou falhas no processo de licenciamento ambiental.

O trecho afetado compreende 1,6 km de pavimentação com a construção de um viaduto no entroncamento com a BR-153, em zona urbana. O valor do investimento é de R$ 23,7 milhões, e o avanço da obra já era de 52,72%.

Licença ambiental cancelada

Segundo o MPF, o licenciamento foi concedido sem análise prévia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que motivou a anulação da autorização. O Instituto Água e Terra (IAT), responsável pela liberação, não teria cumprido os procedimentos exigidos.

A procuradora da República Monique Cheker afirmou que a continuidade da obra deve estar condicionada à realização de estudos arqueológicos e paleontológicos, além de uma vistoria técnica do Iphan na área.

Fóssil do Mesosaurus

A região onde a obra acontece é conhecida por conter fósseis de Mesosaurus brasiliensis, um lagarto aquático que viveu há cerca de 280 milhões de anos. Os materiais foram encontrados durante escavações anteriores na BR-153 e passaram a ser estudados por pesquisadores da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

Até o momento, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) não informou nova previsão para a retomada ou conclusão da obra.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo