Papa Leão XIV celebra primeira missa e pede união: “Convido todos a caminhar comigo”
Novo pontífice iniciou compromissos oficiais nesta sexta (9), com celebração na Capela Sistina e discurso em defesa da paz

O papa Leão XIV celebrou nesta sexta-feira, 9 de maio, sua primeira missa como líder da Igreja Católica, reunindo os cardeais do conclave na Capela Sistina, no Vaticano. Durante a homilia, o novo pontífice declarou:
“Ele [Deus] me chamou e me abençoou com essa missão. Convido a todos a caminhar comigo.”
Leão XIV também destacou que assume a missão como sucessor de Pedro para ser “fiel administrador” do tesouro da fé católica, com foco na união da Igreja e na evangelização com alegria.
Compromissos iniciais do novo pontificado
A missa integra os primeiros atos oficiais do novo Papa, eleito na quinta-feira (8). Segundo o Vaticano, outros compromissos estão agendados:
-
Domingo (11/5): oração do Regina Coeli, às 7h (horário de Brasília), na Sacada Central da Basílica de São Pedro
-
Segunda-feira (12/5): encontro com a imprensa às 5h
Eleição no segundo dia de conclave
A escolha de Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi confirmada após quatro votações iniciadas na quarta-feira (7). A fumaça branca apareceu às 13h08 (horário de Brasília), sinalizando o consenso entre os cardeais.
Prevost é o primeiro papa norte-americano, e adotou o nome de Leão XIV, tornando-se o 267º pontífice da história da Igreja Católica.
Mensagem pela paz e justiça
Em seu primeiro discurso público, Leão XIV fez um apelo à paz global e à construção de pontes entre os povos:
“O mundo precisa da luz de Cristo. Nos ajudem a construir pontes com diálogo e encontros. Sejamos um povo unido, em paz.”
Ele ainda afirmou que seguirá o exemplo do papa Francisco em relação à política de promoção da paz e ao diálogo global.