
Um pirarucu selvagem de 100 quilos e mais de dois metros de comprimento será a atração gastronômica do 1º Braseiro Bratti, no dia 17 de setembro, durante o 12º Encontro Farroupilha de Encantado. O peixe, considerado o maior de escamas em água doce no mundo, será assado inteiro em fogo de chão.
A iguaria será preparada a partir do meio-dia, com início do assado na primeira hora da tarde. O prato será servido às 20h, acompanhado de arroz, farofa e ceviche de frutas tropicais. As fichas custam R$ 35 e podem ser adquiridas antecipadamente pelo telefone (51) 9 9826-6986.
Assado campeiro, peixe amazônico
O preparo será comandado pelo assador Leoni Bresolin, especialista em carnes exóticas. O pirarucu será assado por cerca de oito horas, no estilo campeiro.
Segundo os organizadores, a proposta é unir inovação à tradição gaúcha, com um espetáculo visual e gastronômico.
“É uma carne firme, suculenta e de sabor suave. Chamam de ‘bacalhau brasileiro’. E o melhor: sem cheiro forte de peixe”, afirma Bresolin.
A idealizadora da ação, Vânia Pedó, destaca o caráter inédito da proposta:
“O Braseiro Bratti amplia os horizontes da gastronomia tradicionalista, respeitando a essência da cultura gaúcha e apresentando novos sabores ao público.”
Encontro Farroupilha vai de 12 a 21 de setembro
O 12º Encontro Farroupilha de Encantado acontece de 12 a 21 de setembro, no Parque João Batista Marchese, com realização da Gaita Produtora e da Prefeitura de Encantado. O evento inclui programação tradicionalista, gastronomia, shows e ações culturais.
Além do pirarucu, estão confirmados pratos como o Costelão, Feijoada e o 1º Festival de Carnes. A entrada no parque será gratuita.