FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesEmpreendedorismo

Planejamento estratégico pauta segundo módulo do Curso Para Lideranças

Esta é a segunda turma da Cooperativa Dália Alimentos a participar do curso, que aborda temas como cooperativismo, governança corporativa em sociedades cooperativas e boas práticas de governança

Supervisores das unidades fabris e associados da Cooperativa Dália Alimentos integram a segunda turma do Curso para Lideranças, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O segundo módulo, focado em Planejamento Estratégico, foi realizado pela Longevisar no Sicredi Região dos Vales, em Encantado, no dia 30/07.

O curso é ministrado por Ademar Schardong, administrador e advogado com mestrado em Direito Societário e vasta experiência no cooperativismo de crédito no Rio Grande do Sul. No segundo módulo, o consultor orientou os 24 líderes da Dália a refletirem sobre a aplicação de um planejamento estratégico eficaz, introduzindo novas estratégias. “O planejamento estratégico é o instrumento que direciona as ações da organização na busca de seus objetivos e no cumprimento de sua missão”, explica Schardong.

Durante o módulo, o gestor revisou os conceitos e valores do cooperativismo, destacando que o planejamento estratégico envolve a gestão qualificada de pessoas, a mitigação de riscos empresariais e a clareza nas estratégias de vendas. “Em termos de vendas, as estratégias devem evitar replicar os mecanismos de grandes concorrentes, buscando, em vez disso, diferenciais competitivos. Um exemplo é comunicar a essência da cooperativa e destacar a origem da matéria-prima, que sempre atendeu e atende às exigências legais com a qualidade que o consumidor já conhece da Dália”, acrescenta.

Schardong também instigou os líderes a refletirem sobre a missão, visão e valores da Dália Alimentos. “É essencial que esses três pilares estejam bem assimilados por todos, desde os associados até os colaboradores, garantindo uma comunicação eficaz tanto interna quanto externamente, de modo que esses elementos se reflitam na prática cotidiana.”

Comunicação

O especialista também abordou as tendências e novos mecanismos de comunicação, ressaltando a importância de a empresa divulgar seu propósito para o público-alvo. “As estratégias de comunicação e marketing devem transmitir a mensagem central que define por que a empresa produz alimentos. É assim que identificamos o posicionamento e os valores da marca.”

Agradecimento

Para o Presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, o segundo módulo foi extremamente relevante para discutir ferramentas de gestão e incorporá-las ao cotidiano da liderança da cooperativa, tanto na esfera social quanto no quadro de funcionários. “Esta é a segunda turma a realizar o curso. Quando a direção participou desta formação, decidiu rapidamente possibilitar que outros líderes também o fizessem. Isso incentiva o desenvolvimento profissional e o crescimento da cooperativa”, afirma Piccinini.

Ele ainda reforça que a gestão e o planejamento estratégico, temas centrais desta aula, são de grande importância para todos os participantes. “Agradecemos ao Schardong por mais este dia de aprendizado e aguardamos, junto com a turma, os dois últimos módulos”, conclui.

Fonte
Dália Alimentos
Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!