Porto de Estrela deve sediar empresa de mineração
Empresa será instalada às margens do Rio Taquari, em área onde também está previsto parque de eventos e estaleiro

Uma empresa do ramo de mineração deve se instalar no Porto de Estrela, às margens do Rio Taquari. O anúncio foi feito pela prefeitura, que confirmou a destinação da estrutura à área do futuro Parque de Eventos e Aventuras. O nome da empresa e a data de início das atividades ainda não foram divulgados.
Porto diversifica atividades
Além da retomada das navegações prevista para outubro, o Porto de Estrela deve receber dois empreendimentos estratégicos: um estaleiro e, agora, uma empresa de mineração com atuação na extração e comercialização de substâncias minerais do solo e subsolo.
A estrutura da mineradora ficará localizada dentro do projeto do Parque de Eventos e Aventuras, idealizado para ocupar a mesma área portuária. O projeto ainda está na fase de anteprojeto e segue sendo apresentado a órgãos financiadores e de apoio técnico.
Sustentabilidade e reestruturação
De acordo com o município, o plano para o complexo prevê não apenas novos negócios, mas também ações de recuperação ambiental e estratégias de proteção contra enchentes, integrando urbanismo, economia e sustentabilidade.
“A proposta inclui medidas para mitigar os impactos de cheias e enxurradas, com soluções técnicas planejadas para a realidade da área”, explicou Mauro Ayres, arquiteto da Secretaria de Meio Ambiente.
Na última semana, o projeto foi detalhado a representantes do Instituto de Recursos Mundiais (WRI Brasil) e do Badesul, que analisam a viabilidade de apoio à proposta.