Destaques

Prefeito da Bolívia se inspira no Cristo Protetor de Encantado para criar monumento em San José de Chiquitos

Marvin Barbery participou da inauguração do complexo turístico em Encantado e planeja construir um símbolo de fé e turismo em sua cidade natal

A grandiosidade do Cristo Protetor de Encantado atravessou fronteiras. Durante visita ao Rio Grande do Sul, o prefeito de San José de Chiquitos, na Bolívia, Marvin Barbery, revelou planos para construir um monumento inspirado na estátua encantadense. O anúncio foi feito durante sua participação na inauguração do Complexo Cristo Protetor, realizada no último domingo (6), em Encantado.

Barbery, que comanda uma cidade com forte herança das missões jesuíticas, destacou o impacto simbólico e estrutural do monumento brasileiro como um modelo para sua iniciativa.

“Fiquei emocionado ao ver que quando o ser humano se propõe a algo e faz força comum para alcançar metas, muitas vezes inatingíveis com esforços individuais, é possível”, afirmou.

Monumento boliviano com visão nacional

O prefeito boliviano planeja erguer a imagem de um Cristo ainda maior do que o já existente na cidade de Cochabamba. Segundo ele, o monumento seria posicionado em um ponto elevado de San José de Chiquitos, a mais de 500 metros de altitude, oferecendo uma vista panorâmica e se tornando uma nova referência para o turismo religioso na Bolívia.

“Além do valor espiritual, será um projeto com potencial para gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento regional”, explicou.

Barbery também ressaltou o apoio do monsenhor Dom Carlos Stetter, da Diocese de Chiquitos, como peça-chave para transformar o projeto em realidade.

Tecnologia e fé como motores do projeto

O prefeito ficou impressionado com o feito técnico da construção do Cristo Protetor de Encantado e pretende utilizar recursos semelhantes.

“O mais impressionante é como os construtores tornam possível erguer semelhante monumento de grande tamanho e envergadura no ponto mais alto das cidades”, comentou.

Para Barbery, o monumento seria um marco de identidade religiosa e cultural para a população boliviana.

Sobre San José de Chiquitos

Localizada no departamento de Santa Cruz, San José de Chiquitos é a capital da província de Chiquitos. Fundada no século XVII por missionários jesuítas, a cidade é considerada um dos marcos históricos das Missões Jesuíticas, reconhecidas em 1990 pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade.

A cidade mantém viva a herança colonial com sua igreja missionária de 1748, festivais de música barroca e a preservação de tradições como o artesanato em madeira, a culinária regional e a língua chiquitana, ainda falada por parte da população.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!