Destaques

Prefeito Jonas transmite cargo ao vice Baixinho antes de missão no Peru

Viagem oficial busca troca de experiências sobre respostas a emergências e desastres; Jonas é o único prefeito gaúcho a participar

Em razão da participação na Missão sobre Respostas a Emergências e Desastres, que ocorre entre 22 e 25 de maio em Lima, no Peru, o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, transmitiu o cargo ao vice-prefeito Agostinho Orsolin (Baixinho). A cerimônia ocorreu na manhã de quarta-feira (21 de maio).

A missão internacional tem como objetivo a troca de experiências em preparação e resposta a emergências, com foco especial em estratégias locais e comunitárias para inundações.

Missão busca intercâmbio de boas práticas

A participação visa facilitar o intercâmbio de melhores práticas entre o governo do Rio Grande do Sul e as principais entidades peruanas, a respeito de estratégias emergenciais.

A escolha de Lima como sede da missão se justifica pela experiência da cidade com inundações sucessivas, intensificadas pelo fenômeno El Niño, o que fortaleceu o Sistema Nacional de Gestão de Riscos de Desastres do Peru, tanto em nível institucional quanto local.

Encantado integra projeto internacional

A missão é parte do projeto de resposta humanitária desenvolvido pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), no contexto das enchentes históricas de 2023 e 2024.

O projeto já foi aplicado na zona metropolitana de Porto Alegre e está sendo ampliado para outras regiões do Estado, incluindo o Vale do Taquari.

Entre os participantes da missão estão:

  • Instituto Nacional de Defesa Civil (INDECI): órgão dirigente de resposta a emergências no Peru.

  • Centro Nacional de Operações de Emergência (COEN).

  • Organização Internacional para as Migrações (OIM) Peru.

O prefeito Jonas Calvi é o único prefeito do Rio Grande do Sul a integrar esta missão internacional.

A participação reforça o comprometimento de Encantado com o fortalecimento das políticas de prevenção e resposta a desastres, ampliando a capacidade de atuação em situações emergenciais.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!