Na última terça-feira, 22, prefeitos, vice-prefeitos e representantes de 20 municípios da região, incluindo Encantado, Muçum e Roca Sales, assinaram Termos de Responsabilidade com o Governo do Estado. O objetivo é compartilhar dados dos Microempreendedores Individuais (MEIs) habilitados no programa MEI RS Calamidades, garantindo que todos os contemplados sejam notificados para acessar o benefício de R$ 1,5 mil.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional (STDP), busca aumentar a divulgação do programa e incentivar a participação em consultorias que podem dobrar o valor do auxílio para os beneficiários. Até o momento, 1.127 MEIs da região já retiraram o recurso, mas 964 ainda não buscaram a parcela, totalizando R$ 1,446 milhão disponíveis.
O presidente da Amvat e prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, reforça a importância da parceria com as prefeituras. “Estamos empenhados em identificar os contemplados para que acessem os valores, que também ajudam a movimentar a economia local”, afirmou.
A cerimônia de assinatura ocorreu na sede da Cacis, em Estrela, com a presença de diversas autoridades, como o secretário estadual do Trabalho, Gilmar Sossela, e o presidente da CIC Vale do Taquari, Ângelo Fontana.
MEIs que ainda não sacaram o benefício na região:
Encantado: 95
Muçum: 20
Roca Sales: 34
Relvado: 13
Arroio do Meio: 142
Outros municípios somam o restante dos MEIs que não retiraram o auxílio.
As prefeituras agora trabalham para localizar os empreendedores e garantir que os valores sejam acessados, fortalecendo tanto os negócios quanto a economia regional.