RGE apresenta a prefeitos atualização das ações no Vale do Taquari
Em reunião nesta sexta-feira a empresa detalhou o andamento de obras e melhorias do plano que foi iniciado em fevereiro
No dia 21 de fevereiro a RGE comunicou ao Ministério Público, prefeitos do Vale do Taquari e AGERGS o plano de obras e manutenção a ser executado na região, de 2022 a 2026, e que soma R$ 430 milhões.
Todas as melhorias já estavam planejadas, mas devido aos temporais de janeiro que atingiram fortemente a região da AMVAT, a empresa decidiu antecipar várias ações, bem como atender reivindicações específicas apresentadas pelos prefeitos e lideranças empresariais.
“Os investimentos da RGE visam à qualidade do fornecimento de energia elétrica e a satisfação do cliente”, observa Marco Antônio Villela de Abreu, diretor-presidente da RGE. “Mas há circunstâncias que fogem ao nosso controle e, nesses casos, temos que agir de forma emergencial”, complementa Villela, referindo-se aos temporais, frequentes e de forte intensidade ocorridos em janeiro.
AS MELHORIAS
Os investimentos da RGE são distribuídos de forma planejada em toda a área de concessão, de acordo com as necessidades de cada região. Na região da AMVAT, especificamente, em 2021 foram mais de R$ 62 milhões investidos:
- 168 obras em mais de 111 km para expansão da rede, criação de segunda fonte de alimentação, modernização e várias outras melhorias que impactam diretamente na qualidade do fornecimento.
- 59 religadores automáticos, beneficiando os 21 municípios. Os religadores permitem maior flexibilidade operativa, manobras em casos de contingência, tudo de forma remota, sem a necessidade de deslocamento de equipes. Isso reduz o tempo de espera pelo cliente.
- Inspeção de 2.973 km de rede, com o objetivo de verificar a necessidade de troca de equipamentos, como cruzeta, isoladores, postes, entre outros componentes.
- 3.200 postes substituídos.
CICLO 2022- 2026
Serão R$ 430 milhões, com ações de curto, médio e longo prazo, como: a priorização de manutenção nas áreas mais críticas, a substituição de 4000 postes, os R$ 14,4 MM de investimento em rede primária somente em 2022, além de inaugurações de novas bases operacionais das empresas parceiras da RGE, em Estrela.
EVENTOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÃO
Nas tempestades ocorridas em janeiro, a RGE atendeu 535 mil clientes em toda a área de concessão. No Vale do Taquari foram 17.639 clientes. Desse total, 95% tiveram a energia restabelecida em menos de 24 horas.
Os 5% de clientes que ultrapassaram as 24 horas foram os casos em que havia necessidade de remoção de árvores de grande porte caídas sobre a rede, reconstrução de trechos inteiros da rede elétrica, implantação de postes em solo rochoso ou local de difícil acesso.
“A demora sempre se dá conforme o grau de complexidade dos danos. O Vale do Taquari é uma região de vegetação densa, com muitas árvores próximas da rede elétrica. Em temporais com vento forte, galhos e árvores arrebentam fios e danificam equipamentos.”
A vegetação foi a maior causa de interrupção no fornecimento de energia em janeiro – 63% – com 4.571 ocorrências causadas por galhos ou árvores caídas sobre a rede.