Roca Sales realiza conferência da pessoa idosa com foco em equidade e participação
Evento reuniu autoridades, profissionais e idosos da comunidade para discutir políticas públicas voltadas ao envelhecimento com dignidade

A 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa foi realizada na última sexta-feira, 9 de maio, na Sociedade Recreativa e Cultural Roca-Salense. O encontro teve como tema “Envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”, e reuniu autoridades locais, profissionais das áreas de assistência social e saúde, além de moradores idosos do município.
A conferência teve como ponto alto a palestra da advogada e assistente social Camília Susana Faller, que abordou os desafios enfrentados pelas pessoas idosas nas políticas públicas e destacou a necessidade de respeito às diversidades culturais no processo de envelhecimento.
Temas debatidos
Durante o evento, os participantes discutiram cinco eixos temáticos:
-
Financiamento público para garantir direitos sociais;
-
Fortalecimento das políticas de saúde e cuidado integral;
-
Proteção contra violências e abandono;
-
Participação social e valorização da diversidade no envelhecimento;
-
Consolidação dos conselhos de direitos da pessoa idosa.
O objetivo foi levantar propostas para subsidiar ações do poder público e fortalecer as políticas voltadas à população idosa.
“Vocês têm todo o direito de serem tratados com respeito pela administração pública. Vocês têm que lutar, têm que reivindicar, mas nós, como poder público, precisamos tratar vocês com todo o respeito”, declarou o prefeito Jones Wunsch.
Participação ativa e construção coletiva
A presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMUI), Graziela Sinara Gheno Lorenzi, destacou a importância de uma atuação efetiva:
“Um conselho municipal ativo e atuante é o que buscamos em Roca Sales, efetivando políticas públicas em prol das pessoas idosas.”
Ao final, os participantes foram divididos em grupos para discutir os temas propostos. A dinâmica permitiu troca de experiências e a construção coletiva de propostas, com foco na inclusão e no respeito à população idosa.