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Sistema do Dataprev tem instabilidade no primeiro dia de atendimento a vítimas de fraude no INSS

Segundo o ministro da AGU, Jorge Messias, problema foi registrado em todo o país; sistema deve ser normalizado ainda nesta sexta

O sistema da Dataprev apresentou instabilidade nesta sexta-feira (30), primeiro dia de atendimento presencial a aposentados e pensionistas vítimas de fraudes no INSS. O serviço está sendo prestado em 5.033 agências dos Correios, como parte de uma ação conjunta da Previdência Social com a estatal.

A informação foi confirmada pelo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, durante coletiva à imprensa.

“Nos informaram que houve um pequeno problema de instabilidade. É possível que esteja tendo algum tipo de ataque de hacker. O Dataprev já está trabalhando para resolver”, afirmou Messias.

Segundo o ministro, a expectativa era de que o sistema fosse restabelecido em poucos minutos. A assessoria dos Correios também confirmou que o acesso aos dados está voltando gradualmente, mas com lentidão.

Atendimento segue nas agências dos Correios

Apesar da falha temporária, o atendimento presencial segue disponível para verificação de descontos indevidos, contestação de cobranças e orientações sobre o uso dos canais digitais. A iniciativa é voltada especialmente para segurados que têm dificuldades com tecnologia, e ocorre exclusivamente nas unidades dos Correios – os postos do INSS não participam da ação.

A orientação do governo é para que não haja correria às agências. Os descontos indevidos já foram suspensos e o processo de ressarcimento ainda será iniciado, não sendo necessário formar filas.

Serviços disponíveis nas agências

Os aposentados e pensionistas poderão:

  • Verificar se houve desconto não autorizado

  • Solicitar a contestação de cobranças

  • Confirmar ou revisar autorizações previamente dadas

  • Acompanhar o andamento das contestações

  • Avaliar e contestar documentos de associações

  • Receber orientações impressas sobre como acessar o Meu INSS ou o telefone 135

O atendimento virtual continua disponível normalmente pelos canais já conhecidos.

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