Tremores são registrados em Caxias do Sul e Defesa Civil descarta terremoto

Movimentações foram sentidas em bairros da cidade no fim de semana, mas não causaram danos estruturais. Segundo a Defesa Civil, trata-se de acomodação de rochas em camadas subterrâneas.
Moradores de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, relataram tremores de terra entre sexta-feira (13) e sábado (14). A Defesa Civil do município informou que o fenômeno não é terremoto, mas movimentação natural de rochas no subsolo.
De acordo com o órgão, os abalos vêm sendo percebidos há cerca de 20 dias, principalmente no bairro Serrano e também nas regiões:
Jardim América
Universitário
Santa Fé
Belo Horizonte
Pioneiro
Relatos de moradores
Conforme os relatos, os tremores duram poucos segundos e são acompanhados de barulho semelhante a um estrondo.
O tenente Armando da Silva, titular da Defesa Civil, explicou que os sinais costumam ser leves.
“As pessoas percebem somente o movimento de um copo d’água sobre a mesa, algum objeto pendurado pode balançar, alguma janela pode tremer, além de um deslocamento de ar e um estrondo”, afirmou.
Sem danos estruturais
As ocorrências mais intensas foram registradas na noite de sexta-feira e na tarde de sábado. Apesar do susto, não houve registro de danos estruturais em residências, segundo a Defesa Civil.
O Corpo de Bombeiros também esteve nas áreas afetadas para orientar moradores.
Causa do fenômeno
Segundo o órgão municipal, os tremores estão relacionados à acomodação de rochas nas profundezas do solo. A infiltração e o fluxo de água subterrânea podem contribuir para esse tipo de movimentação.
“São fenômenos naturais de acomodação das rochas nas profundezas do solo. Com o trabalho da água nos caminhos subterrâneos, é natural que haja movimentação”, completou o tenente.






