Vera Barreto Valdez, atriz e primeira top model do Brasil, morre aos 89 anos
Artista foi modelo de Christian Dior, atuou no Teatro Oficina e participou de filmes e novelas; morte foi confirmada pela companhia teatral

Morreu na quarta-feira, 14, aos 89 anos, a atriz e modelo Vera Barreto Leite Valdez, considerada a primeira top model brasileira. A informação foi divulgada pelo Teatro Oficina, de São Paulo, grupo com o qual a artista teve forte ligação ao longo da vida.
Trajetória artística
Vera foi homenageada em 2024 pelo Teatro Oficina, que celebrou seus 88 anos com o monólogo “Vozes Humanas”, no qual interpretava uma mulher em processo de separação. A montagem foi uma das últimas apresentações da atriz nos palcos.
O grupo lamentou a morte com uma publicação nas redes sociais:
“Hoje à tarde Vera partiu. Voa, Vera! Etherna! Muito amor por essa maneca”, escreveu a companhia.
Repercussão
Nas redes sociais, nomes como Debora Bloch, Alessandra Negrini, Maia Hazel e Matheus Nachtergaele prestaram homenagens.
“Meus sentimentos profundos ao teatro, à família e amigos. Amo a Vera”, escreveu Nachtergaele.
Ícone da moda
Nos anos 1950, Vera foi modelo de Christian Dior, em Paris, e mais tarde atuou no Brasil como modelo do estilista Dener Pamplona de Abreu, ícone da moda nacional.
Foi uma das primeiras figuras ligadas à fundação da TV Globo, em 1965, participando de programas e novelas no início da emissora.
No cinema e na vida pessoal
Vera atuou nos filmes:
-
As Cariocas (1966), de Walter Hugo Khouri
-
O Homem Nu (1997), de Roberto Santos
-
A Alegria é a Prova dos Nove, Feira da Ladra e Tia Virgínia (todos lançados em 2023)
Ela foi casada com o ator Luís Linhares, com quem teve uma filha, Paula. Também teve uma filha, Mariana de Moraes, fruto do relacionamento com Pedro Moraes, filho do poeta Vinicius de Moraes.






