XXII Feira do Livro de Relvado valoriza literatura e resgata a história do município
Evento ocorre nesta quarta e quinta no Ginásio de Esportes, com lançamento de livros, teatro, palestras e Feira do Artesanato

Relvado sedia nesta quarta (14) e quinta-feira (15) a XXII Feira do Livro, no Ginásio Municipal de Esportes, como parte da programação dos 37 anos de emancipação do município, celebrados em 9 de maio. A abertura oficial ocorre hoje, às 19h, com uma agenda que une literatura, cultura local e memória histórica.
O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação, com apoio do Sicredi, da Lei Aldir Blanc e da Livraria Kadernu’s, de Arroio do Meio, responsável pela exposição de cerca de mil títulos à venda, com preços acessíveis ao público e atendimento inclusive ao meio-dia.
Destaques da programação
Um dos momentos mais aguardados será o lançamento de duas obras sobre a história de Relvado, logo após a abertura oficial:
-
“Origens – Formação de Relvado até sua emancipação”, do professor Luiz Edemar Laude (“Bidjon”), que participou da Comissão de Emancipação do município.
-
“Memórias e Histórias de Relvado”, livro coletivo organizado com textos e relatos resgatados por alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio da EMEF Santo Antônio e da Escola Estadual José Plácido de Castro, além de professores das duas instituições.
Além dos lançamentos, a programação inclui apresentações teatrais da Mc Produções Culturais e uma palestra sobre orientação profissional, com a participação do CIEE e da FGTAS/Sine.
Paralelamente à Feira do Livro, será realizada a Feira do Artesanato, com produtos feitos por artesãos locais.
Evento plural e acessível
Para a secretária de Educação, Andressa Venço Giacobbo, o evento vai além da venda de livros:
“Estaremos resgatando a história do nosso município através de obras, relembrando a importância da imigração italiana e enfatizando a importância da leitura. É uma programação ampla, diversificada e direcionada a todos os públicos e faixas etárias.”
A Feira é aberta a toda comunidade e reforça o compromisso de Relvado com o acesso à cultura e valorização da identidade local.