
A partir desta quinta-feira (24), aposentados e pensionistas que aderiram ao acordo proposto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a devolução de valores descontados indevidamente em seus benefícios.
Os pagamentos serão feitos em parcela única, diretamente na conta em que o benefício é depositado, com correção pelo IPCA, sem necessidade de informar dados bancários. No Rio Grande do Sul, 88,5 mil pessoas estão aptas a aderir ao acordo, e 27,5 mil (31%) já confirmaram participação e começam a receber o ressarcimento.
Os depósitos seguirão em lotes diários de 100 mil pessoas, respeitando a ordem cronológica de adesão ao acordo. O prazo para contestar valores e aderir ao ressarcimento permanece aberto e pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo telefone 135 ou presencialmente, nas agências dos Correios.
A devolução faz parte de um amplo processo de reparação após a Operação Sem Desconto, deflagrada em abril de 2025 pela Polícia Federal e Controladoria-Geral da União. Entre 2019 e 2024, milhões de aposentados foram vítimas de descontos indevidos feitos por associações e entidades de classe que, com acesso à folha de pagamento do INSS, realizaram cobranças sem consentimento, muitas vezes usando assinaturas falsificadas.
O INSS reforça que os valores devolvidos são referentes a mensalidades descontadas indevidamente e que o vazamento de dados ou senhas não está envolvido no processo. Para saber mais ou conferir se você foi afetado, acesse o Meu INSS ou procure atendimento presencial.