Moradores do Rio Grande do Sul afetados pela recente enchente poderão receber antecipadamente os benefícios previdenciários, incluindo os de prestação continuada, como aposentadorias e pensões. Os pagamentos serão antecipados de junho para maio, com o calendário de pagamentos ocorrendo entre 24 de maio e 7 de junho.
Para receber o adiantamento, os beneficiários devem solicitar o mesmo no banco onde recebem o benefício, mediante assinatura de um termo de opção. Não terão direito ao adiantamento aqueles segurados que recebem benefícios temporários, como auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão.
Além disso, será possível sacar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e poderá ser realizado por meio do aplicativo FGTS. O Saque Calamidade estará disponível para os residentes dos municípios que tenham decretado estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos pelo governo federal.
A Caixa informou que cada prefeitura encaminhará a declaração das áreas afetadas, e o dinheiro será liberado especificamente para os moradores desses locais. Assim que os fundos forem disponibilizados, os trabalhadores poderão efetuar o saque através do aplicativo FGTS.