FORÇA DO VALE 40 ANOS
Educação

Brasil ultrapassa 630 crianças e adolescentes superinteligentes identificados por entidade global

Entidade defende a adoção de um sistema nacional e estruturado de avaliação da inteligência das crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental

Segundo dados da Associação Mensa Brasil, representante oficial no País da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo, estado de São Paulo lidera o ranking dos menores identificados, com 245 superinteligentes, seguido pelo Rio de Janeiro, com 70, e Minas Gerais, com 67

Outubro de 2023 – Nesta semana em que se comemora o Dia das Crianças, na quinta-feira, dia 12/10, a Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no País e representante oficial no País da Mensa Internacional, principal organização de alto Quociente de Inteligência (QI) do mundo, informa que o Brasil ultrapassou a marca de 630 crianças e adolescentes superinteligentes identificados no território nacional.

Segundo mapeamento da entidade, do total de menores identificados no Brasil, o estado de São Paulo lidera o ranking, com 245 superinteligentes. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 70 pessoas, e Minas Gerais, com 67 (veja ranking completo abaixo).

A primeira criança entrou na entidade em setembro de 2006, quando tinha 9 anos. Já em setembro de 2011, ingressou na associação um membro ainda mais novo, com 7 anos de idade. Os identificados mais novos atualmente pela Mensa Brasil possuem 2 e 3 anos de idade. No total de brasileiros identificados de todas as idades, a entidade reúne mais de 2,9 mil pessoas superinteligentes.

Para a entidade fazer a identificação de menores e integrar no quadro de associados, basta os pais ou responsáveis submeterem laudos de testes de inteligência, feitos de maneira particular com profissionais credenciados oficialmente para tal.

A Mensa Brasil defende a adoção de um sistema nacional e estruturado de avaliação da inteligência das crianças matriculadas nos ensinos infantil e fundamental. Na visão da entidade, esse modelo estruturado de avaliação deve servir de base para a identificação dos chamados superinteligentes já nos primeiros anos de vida escolar, seja em instituições públicas ou privadas e independente do período escolar vigente, no sentido de promover o direcionamento e o desenvolvimento dos potenciais intelectuais no Brasil, garantindo atendimento e educação apropriados desses indivíduos.

Segundo Rodrigo Sauaia, presidente da Mensa Brasil, a promoção de políticas públicas nesta área é estratégica para a evolução social, econômica e ambiental do País. “Além de melhorar os indicadores educacionais, tais medidas auxiliam na identificação de indivíduos com potencial cognitivo excepcionalmente elevado e que, com o adequado suporte socioeducacional, vão oferecer relevantes contribuições ao desenvolvimento da nação, em diversas áreas”, explica.

“O Brasil é uma potência intelectual ainda adormecida e subaproveitada. Temos uma das maiores populações do planeta. Cerca de 2% dos habitantes do Brasil podem apresentar sinais de altas habilidades, com um QI muito acima da média. Porém, ainda não há um mapeamento abrangente destes indivíduos”, aponta Sauaia.

Total de menores identificados pela Mensa Brasil por estado

 

 

Fonte
Associação Mensa Brasil
Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!