FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesEducação

Estudantes de Encantado realizam intercâmbio na Itália

Fortalecer laços culturais e históricos entre as cidades de Encantado, e Montebelluna, na Região do Veneto, Itália. Esse é o principal objetivo da segunda edição do intercâmbio cultural. Com a participação de 19 alunos encantadenses e estudantes do Instituto Estadual de Ensino Superior “Primo Levi”, da Itália, o programa visa proporcionar aos alunos brasileiros descendentes de imigrantes vênetos e aos italianos da Região do Vêneto a oportunidade de conviverem, promovendo a troca de culturas, hábitos, usos e costumes.
Alunos do Instituto Estadual de Educação Monsenhor Scalabrini, Colégio Cenecista Mario Quintana, de Encantado, Colégio Evangélico Alberto Torres, Colégio Scalabriniano São José, ambos de Roca Sales, formam o grupo de intercambistas.
A comitiva parte nesta quinta-feira (11) e o intercâmbio terá a duração de 15 a 20 dias, com estudantes hospedados em casas de famílias locais. Na comitiva, há cinco acompanhantes: duas professoras (uma delas, mãe também), dois pais e um coordenador. Desta forma, o grupo está formado com 24 pessoas.
A programação na Itália abrange atividades comunitárias, aulas, oficinas de expressão cultural (como teatro, dança, música), incentivando a interação dos jovens com suas famílias anfitriãs para que possam experimentar a vida cotidiana, compreendendo os hábitos e comportamentos familiares, inclusive visitando empresas locais. Também são planejados alguns dias de passeio por Veneza, Roma e outras cidades próximas a Montebelluna.

Alunos intercambistas:

Arthur Vendramin Tramontini, Breno Vendramin Tramontini, Emily Goldoni Gonzatti, Gabriel Buhl Schaffer, Isabele Bianqui Luft, Isadora Guadagnin Radaelli, Joao Gabriel Pires Stefenon, Karine Zotti, Lucas Cechin, Luana Nascimento Pedretti, Mariana Zanatta Lussi, Marina do Amaral Gonzatti, Miguel Bruski Vigolo, Nicolas Gianesini, Pedro Pasetti Ongaratto, Rafaela Salton Piassini, Renan Bagatini, Roberta Thomaz Julia e Valentina Bagatini Bazanella.

Vínculo

A relação entre Encantado e cidades italianas teve seu início em 1994, quando o “Acordo de Cidades Irmãs”, também conhecido como Gemellaggio, foi estabelecido entre Encantado e San Pietro Valdastico, marcando um marco significativo na valorização da cultura italiana e suas contribuições étnicas e folclóricas. Em 2016, esse vínculo se estendeu com o Pacto de Amizade entre Encantado e Valdobbiadene, onde o cidadão honorário encantadense, Luciano Murer, desempenhou um papel fundamental.
Murer, residente em Valdobbiadene, tem sido um elo nessas relações, promovendo diversas viagens à Itália e aproximando as lideranças, prefeitos, professores e estudantes das duas comunidades. Em 2019, juntamente com Ezio Toffano, Diretor do Istituto Statale d’Istruzione Superiore “Primo Levi”, Murer foi um dos protagonistas na concretização do primeiro intercâmbio.

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!