O governador Eduardo Leite confirmou, durante o fim de semana, que o governo do Estado ingressou com uma nova ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), para o retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Sul, liberando a atividade nas escolas para crianças da educação infantil e os primeiros dois anos – primeira e segunda série – do Ensino Fundamental.
A ação foi barrada por uma decisão da Justiça, ainda no mês de março. “Além do desenvolvimento do aprendizado, ocorre o desenvolvimento emocional, no contato com colegas. O cuidado com estas crianças é muito importante, pois os pais têm que trabalhar e deixar estas crianças com alguém. Por isso nós defendemos a volta das aulas presenciais”, confirma Leite.
O governador disse ainda que além da reversão da decisão junto ao STF, o Piratini busca uma reunião com o ministro Kassio Nunes Marques, responsável pelo processo no Supremo, para que se possa retornar às aulas presenciais. “Isto é para o futuro, mas também pelo presente das nossas crianças”, defendeu Leite.
No último sábado, 10, pais e alunos em Lajeado fizeram uma carreata pelas principais ruas do município, pedindo a volta das aulas presenciais. A mobilização contou com a participação de centenas de veículos, que enfeitados com balões e cartazes, pediam pelo retorno e reabertura das escolas