Investimento em educação cai para 4,2% do PIB na América Latina
Os investimentos globais em educação caíram, como aponta o Relatório de Monitoramento Global da Educação (GEM) 2024, divulgado nesta quinta-feira (31) pela Unesco. Em média, o investimento em educação reduziu 0,4 ponto percentual do PIB global. O relatório revela que 59 de 171 países não alcançaram as metas de investimento mínimo de 4% do PIB e 15% das despesas públicas em educação.
Na América Latina e Caribe, a média de investimento caiu de 4,6% do PIB em 2010 para 4,2% em 2022; na América do Norte, passou de 4,8% para 3,8%. Em sentido oposto, o Sul da Ásia aumentou o investimento de 3,1% para 3,6%, enquanto a África Subsaariana subiu de 3,7% para 3,9%. Desde 2010, os gastos por criança em educação seguem praticamente inalterados, enquanto a ajuda internacional à educação caiu de 9,3% para 7,6% em 2022.
Além do financiamento, o relatório aborda desafios como a falta de água e saneamento em escolas e a necessidade de adaptação às mudanças climáticas. Em tecnologia, destaca-se a desigualdade no uso de computadores e smartphones entre países de renda alta e média. Em nações ricas, 8 de cada 10 adultos conseguem enviar um e-mail com anexo, enquanto nos países de renda média, apenas 3 de cada 10 o fazem.
A violência escolar também é uma preocupação: em 2022, houve 3 mil ataques a escolas, agravados pelos conflitos na Ucrânia e Palestina. Em Gaza, 61% das escolas foram atingidas diretamente.
Liderança em Educação
Esta edição do relatório foca na importância da liderança educacional, destacando que diretores capacitados promovem ambientes escolares mais seguros e inclusivos. Para melhorar a gestão, é essencial contratar líderes qualificados, com oportunidades de crescimento e diversidade de gênero. O estudo observa que, embora 76% dos países exijam qualificação para diretores, apenas 30% exigem experiência em gestão. A presença de mulheres em cargos de liderança educacional permanece baixa, com uma média de 20 pontos percentuais abaixo da proporção de professoras.
O relatório foi apresentado na Reunião Global de Educação (GEM) 2024, em Fortaleza, organizada pela Unesco para discutir estratégias que acelerem a Agenda 2030, com ênfase nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a educação.