MEC fará prova única de seleção para professores de escolas públicas
O Ministério da Educação (MEC) vai implementar um concurso nacional para facilitar a seleção de professores para escolas públicas, disponível para estados e municípios que optarem por aderir. Inspirada no modelo do Enem, a prova visa apoiar os entes federativos na escolha de docentes e faz parte de um conjunto de ações para valorizar a profissão, incluindo o programa “Pé-de-Meia”, que oferecerá bolsas para estudantes de licenciatura.
O lançamento do programa, previsto para novembro, foi confirmado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, durante o G20 em Fortaleza. Segundo Leonardo Barchini, secretário executivo do MEC, a prova unificada vai ajudar especialmente os municípios pequenos, que enfrentam dificuldades para organizar concursos. A proposta é atender a uma demanda expressiva de estados e municípios, que lidam com a crescente necessidade de contratação de professores temporários.
A adesão ao concurso nacional, elaborado pelo MEC, é gratuita, representando uma economia significativa para estados e municípios, que poderão redirecionar recursos para outras áreas. O orçamento para o projeto já está garantido, enquanto a quantidade de bolsas do “Pé-de-Meia” dependerá da disponibilidade de recursos.