A partir do ano que vem, a tradicional prova de 180 questões e uma redação será diferente. O Exame Nacional do Ensino Médio, maior e mais abrangente exame de vestibular do país, vai ficar de cara nova.
Quais as principais mudanças?
Uma parte será comum a todos os participantes, com maior ênfase em português e matemática. A redação dissertativa-argumentativa e avaliação de língua estrangeira integrará este grupo.
Outra parte vai variar de acordo com uma combinação escolhida pelo estudante, conforme o curso superior que deseja cursar.
A prova não será mais só de “marcar x”
O ENEM passará a ter questões mais abertas, mas não se sabe se já em 2024. Esse movimento do ENEM deu as caras a partir das mudanças feitas no Ensino Médio, com a nova base curricular. De modo geral, a tentativa é modernizar a educação básica como um todo.
E a prova também quer ficar mais TECH
Já no ano que vem, a prova começa sua fase de transição tecnológica gradual. A ideia é que sejam aplicadas provas digitais e com correção automatizada, até mesmo para itens abertos e redação.
Com essas novas tecnologias, que usarão Inteligência Artificial, busca-se acelerar a divulgação dos resultados da prova.