DestaquesEducação

Secretaria da Educação do RS pesquisa impactos da proibição do uso de celulares em escolas estaduais

Questionário enviado a professores, diretores e alunos busca medir efeitos da medida sobre o ambiente escolar e a aprendizagem

A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) realiza, até domingo (7), uma pesquisa para avaliar os impactos da proibição do uso de celulares nas escolas estaduais. O questionário foi enviado para os e-mails institucionais de equipes diretivas, professores e estudantes.

A medida faz parte do monitoramento da Lei 15.100/2025, sancionada em janeiro, que proíbe o uso de celulares em todas as escolas da rede estadual, durante aulas, recreios e atividades escolares, com exceções para fins pedagógicos, acessibilidade ou casos de saúde justificados.

A pesquisa também coleta informações sobre a percepção da comunidade escolar quanto à entrega e uso de uniformes escolares.

Impacto nacional: atenção maior e menos bullying virtual

Um levantamento nacional divulgado em setembro pela Frente Parlamentar da Educação apontou que mais de 80% dos estudantes relataram prestar mais atenção nas aulas após a restrição aos celulares.

Outros dados do estudo indicam:

  • 88% dos alunos do Ensino Fundamental I disseram ter melhorado a atenção nas aulas

  • 77% dos gestores e 65% dos professores observaram redução no bullying virtual

  • Apenas 41% dos estudantes notaram essa mudança no ambiente escolar

  • 44% dos alunos afirmaram sentir mais tédio nos intervalos

  • 49% dos professores relataram aumento de ansiedade entre os estudantes

A pesquisa nacional foi realizada entre maio e julho com 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores de escolas públicas e privadas em todas as regiões do Brasil.

Publicidade

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo