Obras do Aeroporto Salgado Filho avançam com previsão de reabertura em outubro
Nesta quinta-feira, a imprensa teve acesso pela primeira vez às áreas de obras do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, após quase quatro meses das enchentes. O tour, guiado por diretores da Fraport, administradora do complexo, mostrou que aproximadamente 50% da estrutura está concluída. A reabertura para voos domésticos está prevista para 21 de outubro, com o primeiro voo da Azul partindo de Campinas e chegando a Porto Alegre às 8h45min. Voos internacionais devem ser retomados em 16 de dezembro.
As obras de reparo da pista, parte da fase 2 do projeto, estão 55% concluídas. A pista de 3,2 mil metros está sendo recoberta com um asfalto polimerizado inédito no Brasil, desenvolvido para suportar temperaturas extremas. Uma usina de asfalto instalada no local produz 150 toneladas por hora para agilizar o projeto, complementada por outras três usinas externas.
A empresa prevê possíveis atrasos caso ocorra excesso de chuvas em setembro. As esteiras de bagagens já estão funcionais, e a maioria das áreas danificadas pela enchente está sendo recuperada. A subestação principal, fundamental para o fornecimento de energia, está em fase intensiva de recuperação.
“Mesmo com a operação reduzida, garantimos conforto e segurança para passageiros e aeronaves”, afirmou Cássio Gonçalves, diretor de Obras e Infraestrutura da Fraport. Fabrício Cardoso, diretor de Operações, mencionou que companhias aéreas já estão vendendo passagens e esperam a reabertura do aeroporto.