FORÇA DO VALE 40 ANOS
DestaquesEsporte

Ciclistas de Encantado conquistam desafio de longa distância em evento Audax

Quatro amigos, movidos pela paixão pelo ciclismo e pela vontade de se desafiar, embarcaram em uma aventura única: participar do Les Gauchos Randonneurs, evento de ciclismo de longa distância. Entre risos, cansaço e paisagens deslumbrantes, o grupo de Encantado, que sempre pedalou por lazer, encarou com coragem um percurso que exigiu resistência e muita determinação. 

No sábado, 23, Bruno Brandão, João Pedro Tort, Leonardo Cardoso e Vitor Bouvie participaram juntos pela primeira vez de um evento Audax de longa distância. A prova, que não era competitiva, desafiou os participantes a percorrerem 106 quilômetros em até 8 horas. O quarteto completou o percurso em 5 horas e 48 minutos, conquistando a medalha e o certificado de conclusão homologado pelo Audax Club Parisien.

A ideia de participar nasceu de forma descontraída, segundo Leonardo Cardoso. “Foi na academia que surgiu essa ideia. Não foi por aposta nem competição, mas para pedalarmos juntos e curtirmos o momento. Todos já pedalamos há anos, mas nunca havíamos participado de um evento com tempo limite para finalizar o percurso”, contou.

O Audax é conhecido por ser um evento de autossuficiência, o que significa que os ciclistas são responsáveis por suas bicicletas, equipamentos e qualquer contratempo, como pneus furados. Apesar disso, Leonardo elogiou a organização impecável: “Tinha briefing, carros de apoio, alimentação e telefones de emergência, mas o ciclista tem que se virar. É você e sua bike”.

O percurso e os desafios

A largada foi no E.C. Americano Coroas, em Lajeado, e os participantes passaram por cidades como Arroio do Meio, Capitão, Encantado, Muçum e Roca Sales. Um dos momentos mais desafiadores foi a subida do Morro de Capitão. “Era pesada e já dava para ver de longe. Alguns suspiravam de tensão, outros abaixavam a cabeça e pedalavam, e teve quem comemorou, dizendo: ‘Foi pra isso que eu vim!’”, conta.

Além das dificuldades das subidas, o grupo enfrentou o ritmo particular de cada um. “Pedalamos juntos grande parte do tempo, mas cada um tem seu ritmo. Isso é o legal do pedal, ele te conecta a você mesmo e ao seu equipamento, além de permitir contemplar lugares incríveis de uma forma única”, disse. O evento contou com ciclistas de diferentes níveis, percursos de 100, 200 e até 300 quilômetros – estes últimos terminando na madrugada de domingo. 

Agro Dália

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fale conosco!