O Regional Aslivata começará no dia 18 de agosto com a participação de 13 clubes de 11 cidades dos vales do Taquari, Rio Pardo e Serra Gaúcha. No sábado (20), foram estabelecidos detalhes sobre a fórmula de disputa, sorteio dos grupos, critérios de desempate, calendário e arbitragem. O lançamento oficial da competição acontece no próximo dia 15, na sede do Sicredi Integração, em Lajeado.
Os clubes foram divididos em duas chaves: a chave A com sete times e a chave B com seis. Cada equipe disputará três partidas em casa e três fora. Os quatro primeiros colocados de cada grupo avançarão para as quartas de final.
A fase eliminatória será definida por ranqueamento, onde o time com a melhor campanha enfrentará o de pior posição, seguindo até a final. O ingresso para os jogos da primeira fase custará R$ 10. O valor dos ingressos para as partidas da fase eliminatória será definido entre os clubes. Em caso de empates nas partidas eliminatórias, a decisão será feita por pênaltis.
Cada equipe poderá inscrever um atleta profissional, desde que ele não tenha assinado súmula até o dia 31 de julho. Também foi aprovado o acréscimo de dois atletas sub-15 na categoria aspirante, permitindo que eles assinem a súmula de jogo.
As praças esportivas serão avaliadas durante a fase eliminatória. Se a Aslivata considerar que um clube não tem condições de sediar os jogos, será definida uma nova sede.
Divisão de chaves
Grupo A: Minuano e Nova Berlim (Canudos do Vale), Juventude (Guaporé), Estudiantes (Lajeado), EC Poço das Antas (Poço das Antas), Canabarrense (Teutônia) e 7 de Setembro (Capitão).
Grupo B: Taquariense e Juventude (Taquari), Serrano (Encantado), Tiradentes (Nova Bréscia), Juventude (Westfália) e 11 Unidos (Venâncio Aires).
Primeira rodada
Dia 18: Estudiantes x Nova Berlim (jogo de abertura)
Dia 25: Tiradentes x Taquariense, Onze Unidos x Juventude (Taquari), Poço das Antas x 7 de Setembro (Capitão), Juventude (Westfália) x Serrano